O que é DCP?

Projeto de Comunicação de Golfinho (Dolphin Communication Project – DCP)

O que é Projeto de Comunicação de Golfinho?

O Projeto de Comunicação de Golfinho (DCP) é focado em duplo objetivo de pesquisa científica e educação: nós retiramos resultados dos projetos de pesquisa e os divulgamos aos programas educacionais para estudantes de todas as idades. O DCP possui um time de pesquisadores (profissionais formados, estudantes de graduação, estagiários e voluntários) que trabalha junto para examinar como os golfinhos se comunicam, para poder lançar mais luz na significação sobre a interação entre indivíduos e grupos. Com acesso a um arquivo de dados coletados desde 1991, questões se focam em comunicação entre golfinhos-pintados-do-Atlântico no Bahamas, golfinhos comuns do Indo-Pacifico no Japão, e golfinhos comuns cuidados por humanos em Honduras e Bahamas. Além dos estudos sobre comunicação e comportamento, pesquisadores do DCP também investigam a comparação entre espécies, geografias e habitações, assim como seus próprios tópicos. Estamos dedicados a continuar, a longo prazo, a observação longitudinal dos golfinhos em nossos quatro locais de estudo.

O Projeto de Comunicação de Golfinho é organizado para continuar os seguintes objetivos:

•    Para aumentar o conhecimento dos comportamentos de comunicação entre e dentre todas as espécies de golfinhos.
•    Para promover a conscientização de conservação de mamíferos marinhos

O Projeto de Comunicação de Golfinho continua a trabalhar em avançar esse objetivos com:

•    Organização/condução expedições/estudos de pesquisa subaquáticos em comunicação com os golfinhos
•    Encorajamento experiências de cetáceo com estagiários
•    Promover o esforço colaborativo com programas científicos e educacionais

Membros da equipe DCP usam vídeo subaquático especialmente desenvolvido e aparelho de controle direcional bioacústico (o MVA) para identificar e localizar golfinhos individuais como a origem de sons. Entendendo quais golfinhos produzem sons e como os sons podem ser utilizados, facilita o exame das relações entre os sons de golfinhos e comportamentos. Este estudo exclusivo da comunicação de golfinhos, tanto no estado selvagem quanto com os golfinhos no cuidado humano, coleta dados sob a água e usa métodos não-invasivos para observar e registrar os golfinhos em seu próprio hábitat. O DCP é, também, o único grupo a aplicar os mesmos protocolos para coleta de dados e análise em golfinhos selvagens e observação de golfinhos comuns em cativeiro em duas instalações – no Instituto de Ciências Marinhas de Roatan (RIMS), Roatan, Honduras, e no Dolphin Encounters em Nassau, Bahamas.

Os golfinhos são considerados criaturas muito inteligentes por conta de seu aparente sistema de comunicação complexo e capacidades cognitivas complexas. O melhor entendimento da mente e vida social dos animais não-humanos se resulta em análise dos seus métodos de comunicação. Mesmo assim, os golfinhos – todos os animais não-humanos, na verdade – não deveriam ser medidos de acordo com a proximidade da inteligência e do desenvolvimento humano, mas sim aceitos e apreciados pelo que são. É através de estudos desse tipo que podemos aprender a melhor forma de interagir com o nosso ambiente e seus habitantes.

Pesquisa

Um estilo de vida aquático resultou na evolução de adaptações únicas na comunicação entre os golfinhos. Informações podem ser trocadas através de contato físico, acústica, contato visual, ou por uma combinação desses canais. O contato entre indivíduos pode ser modificado pela postura, comportamento, ou referências interna e externa: golfinhos que se posturam parece funcionar especificamente para indicar intenções ou mensagem em contextos diferentes. Para mais detalhes sobre as pesquisas em cada locação, visite a pagina dos tópicos atuais neste site.

Programa Educacional

Vários programas e currículos foram desenvolvidos para ensinar tanto os grupos escolares quanto o público em geral sobre os golfinhos, a pesquisa de golfinhos, conservação do oceano e assuntos relacionados. Esses programas são oferecidos em auditório (para 100 ou mais espectadores) ou em sessões íntimas para discussões em grupo menores. As apresentações incluem slides, vídeo ou demonstrações. Para obter mais informações, visite a nossa página Educacional; para informações sobre cada atividade educacional ou para discursar apresentação especial, contate o DCP. Para obter informações sobre palestras, favor conferir as biografias dos cientistas que colaboram com o DCP.

Oportunidades de Voluntariado e Estágio

Oportunidades de voluntariado e estágio são oferecidas em uma limitada uma base individual. Assistência é necessária no processo e análises de dados no escritório do DCP em Connecticut. Estágios em locações e trabalho voluntário nos campos do DCP não são disponíveis. Para obter mais informações, entre em contato com o DCP.

Para nadar com os golfinhos: Declaração de Posicionamento

O interesse da humanidade em golfinhos e baleias tem aumentado com o que parece ser uma proporção exponencial. Esta tendência não mostra sinais de declínio. Com o nosso interesse elevado, veio o desejo de observar e interagir com os golfinhos e baleias em seu ambiente natural. Um efeito positivo deste interesse é o sentido renovado de proteger o meio ambiente. É importante lembrar que nadar com golfinhos em águas dos EUA é proibido. Se você participa de algum programa de natação fora dos EUA, nós alertamos para que você aprenda mais sobre os golfinhos e as baleias naquela área, e seja o mais respeitoso possível – não perseguir, não tocar os animais. Evite ao máximo ser invasivo. Para informações mais especificas sobre este assunto, consulte o Código de Conduta.